-->

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mitos sobre cuidados com a Pele

Confira dez mitos sobre cuidados com a pele e a verdade por trás deles

Por Redação Marie Claire

Confrontamos dez “verdades” que circulam em conversas sobre beleza com os conhecimentos de um profissional. A seguir, você confere o que é lenda e o que deve ser levado a sério na hora de cuidar do rosto.


1. Lavar o rosto muitas vezes ao dia aumenta a oleosidade


CERTO. Se você recorre com frequência ao sabonete para conter o aspecto brilhoso, alto lá. Lavar o rosto mais de duas vezes ao dia pode desencadear a produção de ainda mais sebo. “É um efeito de compensação”, explica o dermatologista Jardis Volpe.

2. Produtos em serum penetram melhor do que os cremes


ERRADO. Não existe uma comprovação de maior eficácia. Os produtos mais modernos penetram de maneira igual, com uma diferença de adaptação. Cremes funcionam melhor em peles ressecadas, enquanto os seruns são ideais para peles mistas ou oleosas.


3. Borrifar água mineral durante o voo evita o ressecamento


CERTO. O ar do avião é mais seco e contribui para que a pele fique ressecada. A água mineral – assim como a termal - ajuda a mantê-la hidratada e minimiza os efeitos da falta de umidade no ar.


4. A partir do FPS 30, todos os protetores são iguais


CERTO. Acima do FPS 30, o grau de proteção solar aumenta muito pouco. As fórmulas com fatores como 50 ou 90 fazem a diferença apenas em pessoas com doenças de pele ou alta sensibilidade ao sol.


5. Exercícios e massagens faciais ajudam a manter a pele jovem


CERTO. As massagens facias trabalham os músculos da face, e com isso, melhoram o tônus da pele.


6. Os cravos aparecem quando não limpamos bem a pele


ERRADO. Cravos não são causados pela sujeira, e sim pelo excesso de sebo. Em acúmulo dentro de um poro, ele se oxida em contato com o ar e escurece, resultando em um ponto preto. Por isso, os cravos indicam uma pele com propensão à acne, e não suja. Prova disso é que aparecem em maior quantidade na chamada zona T (testa, nariz e queixo), onde concentramos oleosidade.
7. Pele oleosa não precisa de hidratante


ERRADO. A umidificação difere da produção sebácea. Além disso, o excesso de sebo é um dos fatores que podem dificultar a hidratação da pele. O resultado é que peles oleosas estão, frequentemente, desidratadas. Se este é o seu caso, aposte em hidratantes leves e inclua-os já na sua rotina de beleza.
8. Comidas gordurosas aumentam a predisposição à acne


CERTO. O consumo exagerado de gordura pode piorar o quadro de espinhas. “Ela aumenta o Ômega-6, que gera inflamação no organismo e na pele”, diz o Dr. Jardis Volpe.
9. Usar maquiagem todos os dias estraga a pele


ERRADO. A maquiagem só estraga as células quando não é adequada para o tipo de pele ou não foi removida com produtos específicos.
10. Compressas de camomila ajudam a clarear olheiras


CERTO. As compressas melhoram a circulação local e ajudam na reabsorção do pigmento na região, tornando as olheiras menos escuras.

http://revistamarieclaire.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Template Criação Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7